top of page

Convergência de mídia: Uma adaptação essencial que facilita acesso à informação

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas

Por redação

 

 

Com o avanço da tecnologia,  a convergência das mídias vem propor uma transformação no papel da comunicação, cujo os sujeitos passam de simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis autores de produção no processo de informação.

A nossa sociedade vivencia uma nova forma de comunicação e relação com as coisas e as pessoas. Com a chegada da internet no Brasil, em 1990, começaram a surgir novas configurações, os veículos de comunicação começaram a convergir para atender as necessidades da população expondo transformações culturais que ocorrem a medida que os meios se agregam  na  vida social, econômica, política e cultural. Foi o avanço rápido das tecnologias de comunicação e de informação que tornaram também rápida nossa conexão com o mundo.

Para debater mais profundamente sobre o tema de convergência de mídias na atualidade, conversamos com o especialista Danilo Apostólico Silverio que  atua como Atendimento na Iris Worldwide, uma rede criativa de agências em plataforma multimídia.

“O ponto principal é que democratizou bastante, pois agora as pessoas têm muito mais acesso às informações e acaba sendo o espaço de desenvolvimento das pessoas. Nos tornamos prosumer, ao invés de só consumir, que era o que fazíamos na tv, no jornal. Temos a possibilidade de opinar e de criar conteúdo dentro desse ambiente, então tudo revoluciona, pois é uma nova maneira de expressão, fuga  e até mesmo um escape de liberdade.”- explica Danilo. 

Além do mais, há uma grande variedade de informações, e a forma como elas são transmitidas para o público tem influência no resultado final. Da mesma forma que existem notícias que percorrem as redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e outros, há também aquelas que são específicas para sites de notícias. 

Danilo ressalta ainda que o principal meio de comunicação é a internet, mas há também as convergências midiáticas de tv e rádio misturada com imprenso, internet. “No momento em que disponibilizamos uma estação de rádio dentro da internet já é convergência ou até mesmo jornal impresso é convergente. Agora nós temos também serviço On demand da Netflix, Globo Play, entre outros. A Disney vai lançar seu próprio serviço de extreme.”

O especialista considera-se "mergulhado" na cultura de conversão até por conta da geração em que nasceu e devido a sua profissão fazer parte de todo esse contexto. As pessoas não querem apenas o conteúdo informativo, elas também buscam entretenimento. Por isso, a convergência de mídias (impressa e digital) é tão importante na sociedade. Além de ser instantânea, ela junta todas as informações num mesmo lugar, facilitando o acesso do consumidor de notícias.

Convergência de Midia - Danilo - Belas Artes
00:0000:00

Para escutar a reportagem na integra acesse:    

A grande missão do Catraca Livre é usar a comunicação para empoderar os cidadãos. Empoderar se traduz, em nosso jornalismo, na busca do maior número possível de informações que mostrem possibilidades acessíveis e de qualidade, virtuais ou presenciais, em todas as áreas da atividade humana: da cultura, passando pela saúde e mobilidade, até educação, esportes e consumo.

Ministério da Cultura

O MinC desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional.

Agenda Cultural

O Guia da Semana é o melhor portal de notícias de entretenimento, lazer e cultura. Com audiência mensal de 15 milhões de pageviews, orientamos mais de 5 milhões de usuários sobre como aproveitar o melhor que as cidades têm a oferecer. 

Uninove

Com uma história de mais de 60 anos de intensa dedicação em prol da educação, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) é uma das maiores instituições privadas de ensino superior e pesquisa do Brasil.

Oba Oba

O ObaOba é hoje o portal brasileiro de notícias de entretenimento e lazer mais tradicional. Os conteúdos sobre shows, baladas, bares e comportamento são focados no público jovem. Com audiência mensal de 15 milhões de page views, orienta mais de 3 milhões de usuários em diversas plataformas digitais, com site, Facebook, Twitter e Instagram. 

Please reload

© 2017 JORNALISMOJD criado com Wix.com

Site elaborado para fins acadêmicos - Uninove Memorial - Jornalismo

bottom of page