top of page

/ Sambista Japonesa

Japonesa faz ponte entre Brasil e Japão para desfilar como passista

Com uma ginga para mulata nenhuma botar defeito, Yuka Sugiura de 46 anos, mostra que tem samba no pé. 

Por Adriano Mendes

Foto JD - Sambista Japonesa

A paixão pelo samba pode levar alguém a atravessar o mundo. Foi movida pelo desejo da arte de sambar que Yuka, nascida em Nagoya na província japonesa, fez com que se apaixonasse pelo Brasil.

“Há 22 anos atrás, eu ainda era dançarina de hip hop. Meu amigo Gary me chamou para ir a um bar brasileiro no bairro de Sakae e lá havia um telão que passava desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Me arrepiei, achei que aquilo era para mim e necessitava viver aquilo que estava projetado” relata a dançarina.

Surgiu, a partir daquele momento, um interesse inexplicável pela cultura brasileira. Relata que foi amor à primeira vista pelo Brasil, especialmente pela Bahia, onde residiu, chegando a se casar com um brasileiro. Com o esforço, a passista aprendeu português com o samba e, há quinze anos, vive parte do ano no Brasil e outra no Japão. Com essa experiência, trouxe ao seu currículo a mistura e combinação das culturas de origem ocidental e oriental. Antigamente a expressão "tem japonês no samba" era considerado parcialmente como um xingamento, tendo um sentido de uma pessoa distante de sua essência. Todavia, após a iniciativa de Yuka chan, essa expressão ganhou uma interpretação agradável, tornando-se um elogio.

Brilhou em diversas escolas de samba, dentre elas, à frente da bateria da escola Unidos de Vila Maria, mostrou sua beleza e desenvoltura desfilando como madrinha. Fantasiada de Kimono, visto que o tema da escola era sobre os cem anos da imigração japonesa no Brasil. Já desfilou também no Carnaval carioca, entre as escolas estão: Portela, Sagueiro, Grande Rio, Beija Flor e Mocidade Independente de Padre Miguel. Além de ter acompanhado o cantor Jorge Benjor em sua turnê nacional.

Escolhida em 2006 como símbolo do Carnaval de Salvador, Sugiura foi alvo de reportagens interessantes, posto que a escolha de uma japonesa como musa do Carnaval da terra do axé só poderia ser contestada. Entretanto, o reconhecimento sobre a profissional com o seu talento se destacou. No dia 23 fevereiro do mesmo ano, se apresentou no evento em que, o prefeito João Henrique, em cerimônia costumeira da cidade, entregou a chaves da cidade ao rei momo. Por conseguinte, a bailarina ficou conhecida por todos da cidade, por conta de seu gingado brasileiro em corpo japonês.

      Na fusão entre essas civilizações, Yuka chan, como é nomeada, atua como professora de dança na escola de samba Unidos do Urbana no Japão. Em suas aulas, basta a bateria começar, com a agilidade de uma gueixa, ela se transforma numa “mulata” com muita perfeição. Ela diz que já se sente brasileira, uma vez que gosta de samba, feijoada e churrasco. Contudo, faz questão de manter a tradição japonesa de só comer sushi e sashimi em momentos especiais. Completando, ela compartilha que espera retribuir todo o carinho que tem recebido dos brasileiros, em toda trajetória que criou no Brasil.

As palavras e o entendimento da língua que ainda faltam, sobram em sua vocação. Deste modo, com seu jeito gentil, ela segue conquistando seu público. Deixando claro que a linguagem corporal que o samba reproduz é uma cultura, uma mensagem, isto é, uma expressão universal.

Imagens da "Samba Carnival & Dance Japan"

 

A grande missão do Catraca Livre é usar a comunicação para empoderar os cidadãos. Empoderar se traduz, em nosso jornalismo, na busca do maior número possível de informações que mostrem possibilidades acessíveis e de qualidade, virtuais ou presenciais, em todas as áreas da atividade humana: da cultura, passando pela saúde e mobilidade, até educação, esportes e consumo.

Ministério da Cultura

O MinC desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional.

Agenda Cultural

O Guia da Semana é o melhor portal de notícias de entretenimento, lazer e cultura. Com audiência mensal de 15 milhões de pageviews, orientamos mais de 5 milhões de usuários sobre como aproveitar o melhor que as cidades têm a oferecer. 

Uninove

Com uma história de mais de 60 anos de intensa dedicação em prol da educação, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) é uma das maiores instituições privadas de ensino superior e pesquisa do Brasil.

Oba Oba

O ObaOba é hoje o portal brasileiro de notícias de entretenimento e lazer mais tradicional. Os conteúdos sobre shows, baladas, bares e comportamento são focados no público jovem. Com audiência mensal de 15 milhões de page views, orienta mais de 3 milhões de usuários em diversas plataformas digitais, com site, Facebook, Twitter e Instagram. 

Please reload

© 2017 JORNALISMOJD criado com Wix.com

Site elaborado para fins acadêmicos - Uninove Memorial - Jornalismo

bottom of page