top of page

Convergência de Mercado - Webséries: o fazer de um novo cinema

A produção de web séries hoje tem grande relevância para estudantes de cinema e ganha simpatia no mercado.

Por Simone Sousa

Foto JD - Websérie Pretérito Imperfeito

É uma nova forma de narrativa transmídia, e que ocupa várias plataformas no mercado,

seja em TV, computadores ou smartphones.

A web série é um formato que muitas produtoras gravam exclusivamente para o padrão

da web.

Existem dois padrões de produção:

•  Curta – com 5 episódios de 8 minutos;

•  Longa – aproximadamente 10 episódios de 10 minutos.

 Porém, quem já produziu séries para web confirma que, desenvolver esse tipo de projeto é uma tarefa árdua. O mais difícil é acertar o que o público gosta. O que nem sempre é possível...

 

A origem das web séries

A primeira web série foi criada em 1995 nos Estados Unidos, sob o título The Spot, onde cada episódio continha 5 minutos de duração.

Apesar de ser um projeto experimental, conseguiu ganhar o público. No Brasil, as web séries viraram tendência em 2010.

A iniciativa das web séries também nos ajuda a refletir o cinema, e o audiovisual, como uma alternativa de produção com poucos recursos, e com capacidade de ganhar um público.

 

Conceito 

Propõe, portanto, chegar ao telespectador por muitos meios, como uma forma de produção vinda do cinema, e que trabalha com diversas formas de manipulação temporal:

 • Emergência tecnológica – que de certa forma causou uma revolução em modos e formatos;

• O cinema (ação) – composta por filmes curtos, médios, longos; trailers; podcasts; artigos cinematográficos e a própria web série;

• Os temas abordados – vão além do conteúdo ficcional, é possível perceber como o fator tempo retém o público.

 

O maior desafio para esse gênero de produção é encontrar recursos financeiros, anunciantes, produção das séries e investidores. Muitos investem com suas próprias economias.

Seja como for, e apesar de ser mais arriscado esse tipo de investimento, acredita-se que há uma grande oportunidade futura de negócio. O conteúdo audiovisual para a web tem mercado, no Brasil.

Por ser estruturado e apresentado como um cinema, é necessário ter conhecimento de todas as áreas desde de roteiro, fotografia, direção e edição. Abrange estudos bem amplos do que só uma câmera e algumas falas, como vemos em formatos de Youtubers.

 

Criação e montagem

É um trabalho de estruturação e direção, onde se tem:

• Roteiro – escrever e apresentar uma história com relevância, estruturada em atos e jornada do herói, e afins;

• Elenco – a escolha de atores que estão em início de carreira é uma estratégia para pouco custo;

• Ensaio – para se chegar o mais próximo de reproduzir a narrativa da história. Durante os ensaios também ocorrem alterações no roteiro;

 Gravação – recorrente da leitura de roteiro e dos ensaios. Assim como no cinema, as cenas não são gravadas em sequência, como vemos no produto final;

 • A fotografia – que vai gerar um determinado material, onde ambienta o espectador;

 • Direção de arte – que dá relevância em vários níveis de projetos e que soma é ao fator tempo e imersão, com a melhor forma de contar em história;

• Direção e Edição – formas de como se dão as gravações em material bruto, e, após a edição, como se apresentará nas telas.

 

A criação de roteiro segue padrões lineares de métodos e formas de desenvolvimentos

para o cinema. Mas é essencial que se utilizado a estrutura de 3 Atos:

• Ato I – apresentação de personagens, onde se reforça também o protagonista e ganha a simpatia do público;

• Ato II – apresenta os desafios que esse protagonista precisa enfrentar;

• Ato III – é onde toda a história chega a uma resolução.

 

Com essas premissas, desenvolver uma história agora partirá das ideias do roteiro e da capacidade de seu escritor. Realizar a produção de uma web série segue os mesmos princípios do cinema, sem esquecer, também, de que alguns produtores para a web gostam de efeitos especiais. Da mesma forma (mas com baixos custos) dos atuais blockbusters.

A grande missão do Catraca Livre é usar a comunicação para empoderar os cidadãos. Empoderar se traduz, em nosso jornalismo, na busca do maior número possível de informações que mostrem possibilidades acessíveis e de qualidade, virtuais ou presenciais, em todas as áreas da atividade humana: da cultura, passando pela saúde e mobilidade, até educação, esportes e consumo.

Ministério da Cultura

O MinC desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional.

Agenda Cultural

O Guia da Semana é o melhor portal de notícias de entretenimento, lazer e cultura. Com audiência mensal de 15 milhões de pageviews, orientamos mais de 5 milhões de usuários sobre como aproveitar o melhor que as cidades têm a oferecer. 

Uninove

Com uma história de mais de 60 anos de intensa dedicação em prol da educação, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) é uma das maiores instituições privadas de ensino superior e pesquisa do Brasil.

Oba Oba

O ObaOba é hoje o portal brasileiro de notícias de entretenimento e lazer mais tradicional. Os conteúdos sobre shows, baladas, bares e comportamento são focados no público jovem. Com audiência mensal de 15 milhões de page views, orienta mais de 3 milhões de usuários em diversas plataformas digitais, com site, Facebook, Twitter e Instagram. 

Please reload

© 2017 JORNALISMOJD criado com Wix.com

Site elaborado para fins acadêmicos - Uninove Memorial - Jornalismo

bottom of page